quinta-feira, 11 de julho de 2013

PROJETO CONSTRUINDO A PAZ - PARTE 1


   Com o lema " Eis-me aqui, envia-me!" e o tema  Fraternidade e Juventude, docentes e alunos do CESEC " Professora Vera Parentoni", realizaram no dia 18 de maio de 2013, apresentações artísticas (música, teatro), exposição de cartazes com os temas sobre valores que foram trabalhados em sala de aula.
  As atividades relacionadas ao tema da Campanha foram desenvolvidas entre os meses de fevereiro a abril.
   As PEUBs ,desenvolveram junto aos alunos,  estudo das palavras perdão e gratidão, nos aspectos linguísticos e como sentimento humano, na vivência diária, culminando na participação dos mesmos em concurso de histórias com essa temática, e ainda, foram expostos os textos dos participantes e a premiação do vencedor.
  Encerrando as atividades, a convidada Zélia Maria Patrício proferiu palestra, com o objetivo de despertar nos educandos a importância das atitudes posturas nas interrelações ( pessoal/social/ambiental).
   Como agradecimento à palestrante foram recolhidas doações de caixas de leite e detergente para ajudar o trabalho social desenvolvido pela mesma frente a Instituição Menino Jesus.






CAPACITAÇÃO DOS ESPECIALISTAS E PROFESSORES DO 9º ANO - LÍNGUA PORTUGUESA E MATEMÁTICA

   Entre os dias 23 e 26 de maio de 2013, realizou-se na Escola Técnica José Rodrigues, capacitação envolvendo Equipe do PIP Matemática e Língua Portuguesa, professores e especialistas das Escolas Estaduais sob a jurisdição da SRE/ Ponte Nova.
   Representando o CESEC "Professora Vera Parentoni", estavam presentes as especialistas Vera Lúcia de Magalhães Sousa e Danielle Albergaria Maffra, a professora de Língua Portuguesa Rita Cristina da Cruz Colombari e a professora de Matemática Márcia Maria de Oliveira Coelho.














terça-feira, 30 de abril de 2013

"TODOS CONTRA A DENGUE " (12/04/13)



   A Secretaria de Estado de Educação e a Secretaria de Estado da Saúde, numa ação integrada,coordenada pelo governo de Minas Gerais, realizou , no dia 12 de abril de 2013, um conjunto de atividades para combate à Dengue. Esse foi um dia de fundamental importância para a SEE, SRE/Ponte Nova e o CESEC "Professora Vera Parentoni"e, sobretudo para os nossos alunos e toda comunidade escolar, na busca de alternativas para a erradicação da Dengue no Estado de Minas Gerais.
    Os professores do CESEC Professora Vera Parentoni desenvolveram no decorrer da semana, diversas atividades envolvendo os alunos: confecção de cartazes, panfletos  sobre o tema,produção de textos, exibição de vídeos , acompanhada de reflexões e proposta de intervenção na escola, nas residências e na comunidade em geral, confecção de histórias em quadrinhos.
    Na sexta- feira ( 12/04 ) aconteceu no pátio da escola, uma palestra com os agentes de saúde da Secretaria Municipal de Saúde de Ponte Nova.




























sexta-feira, 19 de abril de 2013

VISITA A HIDRELÉTRICA RISOLETA NEVES

Em 4 de abril de 2013, vice-diretora, especialista, professores e alunos do CESEC " Professora Vera Parentoni fizeram uma visita à Hidrelétrica Risoleta Neves, localizada entre os municípios de Rio Doce e Santa Cruz do Escalvado.

Chegada de professores e alunos à hidrelétrica

Ao chegarmos a Usina, fomos recepcionados pelo funcinário Erli, responsável por nossa visita.

Inicialmente foi repassado ao grupo informações sobre os procedimentos de segurança, necessários para transitarmos nas instalações da mesma.

Vice-diretora Márcia e a Professora de Química Verinha.

Munidos de capacetes devidamente ajustados, iniciamos a travessia que nos levaria a sala de controle, e as outras dependências da Usina Hidrelétrica Risoleta Neves.

Já nas dependências da usina Erli continua nos orientando sobre como é o funcionamento da hidrelétrica.

Apresentação de slides, explicando como é o processo de geração de energia.

Todos muito atentos a cada explicação dada por Erli.

Aguardando autorização para continuarmos a nossa visita nas dependências da usina.

Visita à sala de operações.

Todos atentos a cada explicação que é dada pelos funcionários presentes.

Erli sempre pronto para esclarecer todas as dúvidas apresentadas por nossos alunos e professores.

Erli ( técnico responsável por nossa visita), Sara ( bióloga) e Paulo ( operador ).

Ao final da visita fomos contemplados com essa vista maravilhosa do lago da represa.

O CESEC agradece aos funcionários do consórcio Candonga pela atenção. E por tornar possível esta atividade.

Fórum da EJA/Viçosa

Visita de Ricardo Pinto de Paula (DEJA) ao CESEC " Professora Vera Parentoni"


    Vejam  alguns  registros da Visita  de Ricardo Pinto de Paula , representante da DEJA  ao CESEC "Professora Vera Parentoni" , no dia 21/03/2013.


Ricardo ( Representante da DEJA), Terezinha ( Diretora do CESEC), Ana de Paula ( Pedagoga da SRE / Ponte Nova), Maria Eunice ( Técnica da SRE/Ponte Nova) e José Maria ( Inspetor Escolar do CESEC) visitam as salas de aulas do CESEC.

Terezinha ( diretora do CESEC ) e Sylvia ( professora da disciplina  Arte ) apresentam os trabalhos realizados pelos  alunos.  

Ricardo conversa com os alunos da professora Denise ( disciplina Língua Portuguesa).
Ricardo conhece  o arquivo dos alunos matriculados no CESEC, acompanhado da diretora Terezinha.

Ricardo repassa sugestões para a melhoria do espaço físico da escola .                 





















          





Ricardo e funcionários do CESEC.

sábado, 6 de abril de 2013

PONTE NOVA NO ENCONTRO DE CESEC'S

    Representantes de Ponte Nova estiveram em 30 e 31 de outubro/2012 , no hotel Fazenda Canto da Siriema, em Jaboticatubas/ Grande BH, participando de Encontro Técnico - Pedagógico sobre Centros  Estaduais de Educação Continuada / CESEC's.