domingo, 18 de maio de 2014

Projeto "Construindo a Paz" é selecionado para o Encontro de Especialistas



Está disponível a relação de projetos selecionados para participar do “Conhecendo e Compartilhando Experiência II: Encontro de Especialistas em Educação Básica”. Organizado pela Magistra, o encontro busca favorecer o avanço das práticas pedagógicas nas escolas da rede pública, reunindo educadores e educadoras – Especialistas em Educação Básica- que inovam na sua atuação profissional e que investem no registro de suas experiências.
As iniciativas foram selecionadas por Superintendência Regional de Ensino (SRE). Cada SRE indicou cinco ações desenvolvidas por educadores da rede estadual. Clique aqui e confira a relação dos projetos selecionados.
O encontro será realizado no período de 19 a 23 de maio, no município de Jaboticatubas, na região metropolitana de Belo Horizonte. A iniciativa da Escola de Formação e Desenvolvimento Profissional de Educadores será destinada aos representantes das regionais de ensino que atuam na área pedagógica e especialistas que atuam em escolas da rede estadual.
Semana Nacional dos Museus
A partir de hoje, te início a “12ª Semana Nacional de Museus” que terá como tema: ‘Museus: coleções criam conexões’ e a Magistra participa da iniciativa com uma programação especial para os educadores. A Escola de Formação e Desenvolvimento Profissional de Educadores oferece aos educadores da rede pública de ensino uma série de oficinas, palestras e workshops voltados a temas como preservação patrimonial e técnicas de conservação e restauração. As atividades serão realizadas até a próxima sexta-feira (16), nos período da manhã e tarde, na própria Magistra, no bairro Gameleira, em Belo Horizonte.
Leia mais:
Magistra está com inscrições abertas para oficinas durante a 12ª Semana Nacional dos Museus
  Notícias  do site da SEE/MG

CINEMA COMENTADO

   Fabiana Vieira, aluna da UFOP, fará uma sessão de Cinema Comentado no CESEC para os alunos da professora ,Vera  Lúcia de Magalhães. Fabiana Vieira está concluindo o curso de Filosofia  e a atividade que desenvolverá na escola , faz parte da disciplina Filosofia, Cinema e Literatura.



PROJETO " CONSTRUINDO A PAZ"

    O CESEC "PROFESSORA VERA PARENTONI " REALIZOU A 7ª EDIÇÃO DO PROJETO "CONSTRUINDO A PAZ" SOBRE O TEMA :  FRATERNIDADE E TRÁFICO HUMANO...


















   Mais uma vez, o CESEC "Professora Vera Parentoni"cumpriu a sua função social realizando o projeto " Construindo a Paz"...
   Parabéns aos alunos, professores , especialistas e funcionários que se envolveram no planejamento, desenvolvimento , monitoramento e avaliação do referido projeto.
  Valeu a pena!

     A Direção

Continuam abertas até o próximo dia 31 de março, as inscrições para o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja). O exame é voltado àquelas pessoas que têm o interesse em obter certificação para o ensino fundamental. No ato da inscrição, o interessado deverá informar o seu número do Cadastro de Pessoa Física (CPF) e o seu número da Cédula de Identidade.  As inscrições são realizadas no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
O Encceja é um exame gratuito e de participação voluntária. Podem participar do exame jovens e adultos que não concluíram seus estudos em idade própria, inclusive pessoas privadas de liberdade ou jovens sob medidas socioeducativas em Unidades Prisionais ou Socioeducativas que aderiram ao exame.
O candidato que buscar a certificação para o ensino fundamental deverá ter o mínimo de 15 anos completos na data de realização das provas. O exame será composto por conteúdos de quatro áreas, sendo elas: Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física e uma proposta de Redação; Matemática; Historia e Geografia; Ciências Naturais. Cada prova será composta por 30 questões de múltipla escolha. As provas serão aplicadas no dia 01 de junho de 2014, nos períodos da manhã e da tarde.
Será considerado habilitado o participante que atingir o mínimo de 100 pontos em cada uma das áreas de conhecimento do Encceja. O nível 100 dessa escala significa que o participante desenvolveu as habilidades mínimas necessárias para obter a certificação. Para a prova de redação, a nota do candidato deverá ser igual ou superior a cinco.
A emissão dos Documentos Certificadores (Certificado e Declaração de Proficiência) será de responsabilidade das Secretarias Estaduais de Educação. O participante poderá solicitar aproveitamento dos resultados de uma ou mais áreas de conhecimento avaliadas em quaisquer edições anteriores do Encceja para fins de certificação.
Mais informações no edital.
Certificação para o ensino médio
O Encceja também promoverá certificação para o ensino médio, mas apenas para os candidatos brasileiros que residem no exterior. Eles deverão ter, no mínimo, 18 anos completos na data de realização da prova. Esses candidatos serão avaliados nas áreas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e uma proposta de Redação; Matemática e suas Tecnologias; Ciências Humanas e suas Tecnologias; Ciências da Natureza e suas Tecnologias. Confira aqui, as orientações para a inscrição de brasileiros residentes no exterior.
Mais informações no edital.
Enviar por e-mail - /component/gmg/story/6016-exame-nacional-para-certificacao-de-competencias-de-jovens-e-adultos-esta-com-inscricoes-abertas-ate-a-proxima-segunda-feira Imprimir - /component/gmg/story/6016-exame-nacional-para-certificacao-de-competencias-de-jovens-e-adultos-esta-com-inscricoes-abertas-ate-a-proxima-segunda-feira Baixar PDF - /component/gmg/story/6016-exame-nacional-para-certificacao-de-competencias-de-jovens-e-adultos-esta-com-inscricoes-abertas-ate-a-proxima-segunda-feira 
 
Banco de Notícias da SEE/MG

SRE / Ponte Nova promove Encontro das Escolas Públicas-OBMEP

   No dia 25 de abril de 2014, a SRE de Ponte Nova promoveu o Encontro Regional de Apoio a Grupos de Escolas para informar e incentivar a participação das escolas públicas na OBMEP/2014.


Conheçam a programação:
  • Abertura - Rosane Name Reis (Diretora da DIRE  /SRE- Ponte Nova)
  • Apresentação da Coordenadora Regional da OBMEP, Professora Rosane Soares Moreira Viana,DMA-UFV
  • Debate com a participação de professores e alunos premiados em edições anteriores da OBMEP
  • Palestra com com o professor Michel Spira do DMA-UFV
  • Vídeo de encerramento

Os educadores interessados em inscrever seus alunos na 36ª edição Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM) ganharam mais tempo para realizar o cadastro dos estudantes. O período que se encerraria no dia 09 de maio foi prorrogado para o dia 20 do mesmo mês. Podem participar alunos dos anos finais do ensino fundamental e ensino médio. A inscrição deve ser feita pela própria escola, no site: www.obm.org.br. Também podem participar os alunos do ensino superior que ainda não tenham concluído a graduação.
Para se inscrever a escola interessada precisa ter o código do Instituto Nacional de Estados e Pesquisas Educacionais do Ministério da Educação (INEP/MEC). Este código é o mesmo utilizado pelo Censo Escolar, e será a identificação da escola na página da Olimpíada Brasileira de Matemática. A escola que não possuir o código deverá entrar e, contato pelo número 0800-616161 ou clicar aqui!

Níveis de competição
A Olimpíada Brasileira de Matemática está dividida em quatro níveis de competição:
Nível 1: destinado aos alunos do 6º e 7º anos do ensino fundamental.
Nível 2: destinado aos alunos do 8º e 9º anos do ensino fundamental.
Nível 3: destinado aos alunos do ensino médio.
Nível universitário: destinado aos estudantes de qualquer área de graduação que ainda não tenham concluído o ensino superior.
A OBM possui três fases para os níveis 1.2 e 3. A prova da primeira fase será uma avaliação de múltipla escolha, com aplicação no dia 03 de junho de 2014. Já a realização da segunda fase do torneio será no dia 06 de setembro de 2014, com a aplicação de uma prova mista. A prova da terceira será aplicada no dia 25 de outubro de 2014. Nesta última fase, os alunos classificados farão uma prova discursiva. Para verificar o calendário do nível universitário clique aqui! 
Premiação
A premiação dos alunos que se destacarem na Olimpíada Brasileira de Matemática será realizada durante a Semana Olímpica. Para os alunos premiados com medalhas de ouro, a Comissão Nacional de Olimpíadas de Matemática patrocinará o translado, hospedagem e demais despesas. Os estudantes medalhistas de prata e bronze serão contemplados com a hospedagem e despesas de alimentação. Os alunos agraciados com Menções Honrosas receberão o diploma enviado pelos Correios.
Confira o regulamento da competição.
OBM
Criada em 1979, a Olimpíada Brasileira de Matemática conta atualmente com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCTI), da Secretaria de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social (Secis), do Ministério de Educação (MEC) por intermédio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), da Academia Brasileira de Ciências (ABC) e do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Matemática (INCT-Mat).
Entre os principais objetivos da Olimpíada Brasileira de Matemática estão: o estímulo ao estudo da Matemática pelos alunos, o desenvolvimento e aperfeiçoamento da capacitação dos professores, a influência na melhoria do ensino, e identificação de jovens talentos
Foto de capa: Divulgação OBM

sábado, 17 de maio de 2014

REUNIÃO TÉCNICA-PEDAGÓGICA

   Aconteceu no dia 23/04/2014, uma reunião técnica- pedagógica sob a coordenação  da Equipe DIRE  e Inspetores Escolares da SRE- Ponte Nova.
Público alvo: Diretores, Especialistas e Secretários.

REUNIÃO DO COLEGIADO ESCOLAR 15/04/14


Professora de Arte do CESEC expõe suas obras


A ÁGUA

  
Os alunos da disciplina de Língua Portuguesa sob a orientação da professora Denise, fizeram um cartaz com frases sobre a importância da água em nossa vida.